Qual a melhor tecnologia para utilizar no levantamento de campo?
O levantamento de campo é uma fase fundamental em qualquer projeto. Afinal, é a partir dele que você obtém as informações necessárias e pertinentes à correta execução de estudos e projetos. Por isso, é essencial que você escolha a melhor tecnologia na hora de obter os seus dados.
Com o passar dos anos, muitos novos instrumentos foram usados para este fim. Logo, conhecer a evolução e o desenvolvimento da tecnologia para levantamento de campo torna-se primordial para economizar os seus dois principais recursos (tempo e dinheiro) e, também, para obter resultados apurados e que minimizarão as suas chances de erros de projeto.
A escolha da melhor ferramenta para o levantamento deve ser feita de forma estratégica, de acordo com a finalidade do trabalho. Além disso, o uso de mais de uma forma de medição deve ser considerado, para que os resultados sejam exatos e possibilitem a correta execução do projeto.
Continue acompanhando o artigo para saber um pouco mais sobre as principais tecnologias de levantamento de campo.
Estação total
Esse instrumento eletrônico trabalha com medições de ângulos verticais e horizontais, além de distâncias lineares. Preparado para lidar com qualquer nível de inclinação e em diferentes ambientes, pode realizar a leitura com ou sem prisma, dependendo do modelo utilizado.
Para realizar a medição, basta posicionar a estação em um local livre de obstáculos entre ela e o local a ser medido. Então, é gerado um feixe de laser que é refletido e retorna ao equipamento. Dessa forma, a medição é feita e os dados são gravados automaticamente na memória da estação.
Além disso, dessa forma também é possível realizar medições em ambientes fechados.
As principais desvantagens do uso dessa tecnologia estão no tamanho da equipe que deve ser alocada para tal tarefa e no tempo de obtenção e processamento dos dados. Ainda, não há um detalhamento muito grande das nuances do terreno.
GPS
Com o uso do GPS (Sistema de Posicionamento Global) é possível realizar uma série de levantamentos topográficos planos e altimétricos, dos quais convém destacar:
- estradas;
- adutoras;
- canais;
- linhas de transmissão;
- propriedades rurais;
- redes de esgoto;
- georreferenciamento de terrenos;
- determinação de curvas de nível etc.
Com o tempo mínimo de captação de informações de quinze minutos em localização estacionária, o uso de GPS dispensa a alocação de grande equipe em campo, uma vez que seu uso é bastante simples e não há necessidade de ter assistentes no outro lado do ponto de medição para estabelecer uma conexão linha de visada.
Outra vantagem do uso do GPS é a possibilidade de obter informações relativas à variação do relevo em determinado local.
Drones
Os drones, também chamados de Aeronaves Remotamente Pilotadas, são equipamentos versáteis que permitem a coleta de informações georreferenciadas por meio da fotogrametria, ou seja, da análise do terreno através de imagens aéreas.
Com câmeras de alta resolução, é possível obter grande detalhamento do terreno, sendo possível captar cada uma de suas nuances. Tudo isso, com a alocação de uma pequena equipe e com equipamentos com preço relativamente baixo.
O drone é um instrumento fácil de ser pilotado, entretanto, para que seja feito um voo o condutor deve ser autorizado por meio do Certificado de Aeronavegabilidade Especial de RPA – CAER. Além disso, há restrição de áreas onde o voo é permitido.
Outros pontos negativos de realizar o levantamento com uso de drones está em ser possível voar apenas em baixas altitudes e em condições climáticas favoráveis.
Rover Pro
A Alkes Engenharia está sempre focada na busca de novas tecnologias para que seus serviços sejam eficientes e de altíssima qualidade.
Por isso, criamos o Rover Pro, uma ferramenta de auxílio de levantamento de campo.
Através dele, você pode obter informações associadas a imagens e coordenadas geográficas, por meio de um vídeo georreferenciado.
Dessa forma, você terá um trabalho mais ágil e prático, com uma enorme redução de custos.
O Rover Pro pode ser utilizado em diversas plataformas, como, por exemplo:
- carro;
- moto;
- locomotiva;
- embarcação;
- no próprio usuário.
Portanto, com esse instrumento, você consegue informações de:
- rodovias;
- via urbana;
- ferrovia;
- mineração;
- área industrial;
- redes hidrográficas;
- topografia.
Isso que é praticidade e portabilidade, não é mesmo?
As informações obtidas com o Rover Pro são referentes a:
- sinalização vertical e horizontal;
- dispositivos de segurança viária;
- interferências;
- drenagem;
- contenções;
- rede elétrica e iluminação;
- meio ambiente;
- faixa de domínio;
- condições de pavimento;
- acompanhamento de obras;
- análises para transporte de cargas especiais etc.
É realmente a ferramenta mais completa do mercado e você pode conhecê-la detalhadamente vendo o vídeo abaixo:
Conclusão
Realmente, para fazer a escolha da ferramenta que você usará na hora de fazer um levantamento de campo é necessário fazer uma criteriosa avaliação de cada uma das opções para optar pela mais vantajosa para você.
Diversos pontos devem ser levados em consideração, tais como: valor, equipe necessária para utilização, informações obtidas a partir de cada uma, modo de uso etc.
Por isso, esperamos que esse artigo tenha sido útil para que você faça a sua opção pela forma mais acertada de realizar a sua medição.